Isabel Capeloa Gil

Isabel Capeloa Gil é a 6ª Reitora da Universidade Católica Portuguesa, nomeada pela Congregação para a Educação Católica a 26 de setembro, por proposta do Magno Chanceler da instituição. Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e da universidade, da qual foi Vice-Reitora entre 2012 e 2016 e responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização.

Nascida em 1965, cresceu em Macau e estudou nas Universidades de Lisboa, LMU, em Munique, e na Universidade de Chicago, doutorando-se em Estudos Alemães, em 2002. Foi Diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP (entre 2005 e 2012), tendo contribuído para o desenvolvimento de uma estratégia de especialização inteligente para a unidade, sobretudo nas áreas de Comunicação e Cultura, e pelo alargamento da relação com o mundo empresarial nestes setores.

Tem publicado intensamente em português, inglês, alemão, francês e espanhol. As suas duas últimas obras são Hazardous Future: Disaster, Representation and the Assessment of Risk (em colaboração com Christoph Wulf, Nova York, 2015) e Humanidade(s), Considerações Radicalmente Contemporâneas (Lisboa, 2016).

Fundou o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da UCP, em 2007, que se notabilizou no cruzamento das ciências sociais e humanidades nas áreas de cidadania cultural, cognição e criatividade e media e jornalismo, com excelente avaliação pela FCT.

Tanto ao nível da estratégia organizacional, como na investigação científica e no planeamento académico, o seu desempenho caracteriza-se por uma lógica de articulação: entre a universidade e os sectores empresariais; na relação entre as artes e destas com outros campos do saber; na promoção de investigação transversal motivada por problemas e desafios. Criou e coordenou a rede de colaboração entre a universidade e o sector cultural, Consórcio de Lisboa, onde se incluiu o Mestrado em Estudos de Cultura da UCP, considerado nos últimos dois anos, como o terceiro melhor mestrado de Gestão das Artes a nível mundial.

Pertence e tem ocupado cargos de gestão em diversas associações científicas nacionais e internacionais, das quais se destacam a ICLA International Comparative Literature Association) e a ICA (International Communication Association) e faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas internacionais indexadas na área dos Estudos de Cultura e Comunicação. Tem sido avaliadora da Deutsche Forschungsgemeinschaft, do Danish Research Council, da FAPESP, da FCT e da Comissão Fulbright. Com uma extensa carreira internacional, ocupou a posição de professora convidada em diversas universidades, entre as quais se contam a Universidade de Munique, a Universidade Ca’Foscari de Veneza, a Houston School of Film da National University of Ireland, em Galway, a PUC Rio de Janeiro e a Universidade de S. José em Macau. Foi investigadora visitante do Wissenschaftskolleg (Berlim) e do Freeman Spogli Institute for International Studies (U. Stanford).

Desde 2010 tem o título de Honorary Fellow da School of Advanced Studies da Universidade de Londres.